A Copa do Mundo foi criada em 1930, como um concorrente esportivo às Olimpíadas, que já dispunha à época de um torneio de futebol de caráter olímpico. A FIFA, entidade que congraga as assoaciações e federações de futebol do mundo, achava que podeia patrocinar um evento esportivo próprio. O Torneio de Futebol de alcance mundial, sem a participação do Comitê Olímpico Internacional. Tendo sua primeira edição no ano 30 do século 20 realizada no Uruguai, esse evento foi um fracasso. Os países europeus mentores da FIFA, negaram-se a participar do torneio que eles próprios levaram a efeito, pois pretendiam a primeira Copa em solo europeu.
Sem a menor estrututa para uma competição daquela magnitude a entidade mentora do certame promoveu um verdadeiro vexame.Países do ocidente europeu não participaram, a parte econômica do evento ficou na dependência de ajuda governamental do país sede da disputa. Os faltosos não foram punidos. Não havia interesse nisso.
A Copa do Mundo é realizada a cada 4 anos, em 1938 foi a vez dos sul americanos darem o troco; exceto o Brasil, as principais forças da parte sul do nosso continente recusaram-se a irem à Europa. A paz foi selada e na Copa de 1938 não houve recusas dos membros convocados, a participarem do certame.
Sem condições econômico-financeiras a FIFA padeceu para realizar sua principal competição desde 1930 até a Copa de 1974, quando o patrocínio direto e a televisão transformaram esse torneio em um rentável negócio. Com muitos interesses além do futebol sendo postos em campo. Atualmente, um país para sediar uma Copa do Mundo tem que se comprometer em oferecer uma infraestrutura esportiva em nível de primeiro mundo. Se não a tiver, deve construí-la, a FIFA arrecada bilhões, a televisão diz como vai ser o espetáculo. O mundo dos negócios determinam o jeito de se fazer negócio com o futebol. A torcida; bem fica com o direito de assistir os jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário