sábado, 31 de julho de 2010

Brincando de Escritor

sábado, 24 de julho de 2010

Modern House Musics

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Seleção Brasileira

SELEÇÃO BRASILEIRA:

Um Time de Futebol

Um Orgulho Nacional

A Seleção Brasileira de Futebol é time de futebol, que representa o Brasil nas competições deste esporte. Mas para nós brasileiros ela é mais que uma equipe esportiva haja vista que quando nosso escrete perde, leva-nos a uma verdadeira comoção nacional. Pela história vencedora dessa seleção nos acostumamos com a ideia de vencermos sempre e de sermos referência mundial no esporte Bretão.

Nosso país é carente de heróis, nossos vultos históricos são sempre questionados por suas obras, atos e atitudes, em muito, consideradas duvidosas. Tiradentes: a menor das personagens que compunham a Inconfidência Mineira foi forjado nas hostes do Império que buscava um símbolo para dar “Cara” a nação, com aparência física igual a de Jesus Cristo e com uma história bem criada tornou-se então o esperado Herói Nacional. Dom Pedro I, nosso libertador, que com seus devaneios criou um império, outorgou uma constituição e, contava os dias para voltar a Portugal. Marechal Deodoro que fundou a república sem acreditar na forma de governo que ajudara a implantar no país. Getulio Vargas que levou o país a uma longa ditadura com todas as suas consequências nefastas para a pátria. Em meio a essa carência heroística, surge a Seleção Brasileira de Futebol. Um orgulho nacional.

Ao compararmos o Brasil com as grandes potências mundias, estas nos superam em quase tudo. Educação, civilidade, cultura, riqueza econômica, influência política. Mas não nos superam na prática esportiva do Futebol. A grande Alemanha é uma velha freguesa de quem ganhamos quase sempre. Os Estados Unidos nos invejam pelo “soccer” que praticamos. Os ingleses, outrora soberanos, nesse esporte por ele criados, hoje nos reverenciam pela nossa supremacia nas disputas futebolísticas. Os argentinos que nos fustigam com comentários de uma suposta superioridade econômico-social por terem Prêmios Nobel, que nós não temos, por terem também uma melhor relação carros per capta que nossa além de outras alegações de mesma natureza; tremem quando nos enfrentam nos gramados. O Chile que sempre é surrado pelos usuários da Camisa Canarinho. Para todos nosso Futebol é superior e para nós é também supremo. O que nos enche de brasilidade.

Quando a Seleção Brasileira de Futebol entra em campo, leva consigo a espectativa de toda uma nação. Leva a certeza da vitória. A certeza de que os adversários nos temem mais do que nos temem mais do que nos respeitam nas contendas do futebol. O talento do jogador brasileiro é visto e admirado em todo o mundo. A condição de favoritos nas competições é automática. A Nação vai junta com o time para o campo, orgulhosa vibra com as vitórias. Cabisbaixa, comove-se de morte com as derrotas.

Ripardo

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Copa do Mundo

A Copa do mundo é Nossa?

A Copa do Mundo foi criada em 1930, como um concorrente esportivo às Olimpíadas, que já dispunha à época de um torneio de futebol de caráter olímpico. A FIFA, entidade que congraga as assoaciações e federações de futebol do mundo, achava que podeia patrocinar um evento esportivo próprio. O Torneio de Futebol de alcance mundial, sem a participação do Comitê Olímpico Internacional. Tendo sua primeira edição no ano 30 do século 20 realizada no Uruguai, esse evento foi um fracasso. Os países europeus mentores da FIFA, negaram-se a participar do torneio que eles próprios levaram a efeito, pois pretendiam a primeira Copa em solo europeu.

Sem a menor estrututa para uma competição daquela magnitude a entidade mentora do certame promoveu um verdadeiro vexame.Países do ocidente europeu não participaram, a parte econômica do evento ficou na dependência de ajuda governamental do país sede da disputa. Os faltosos não foram punidos. Não havia interesse nisso.

A Copa do Mundo é realizada a cada 4 anos, em 1938 foi a vez dos sul americanos darem o troco; exceto o Brasil, as principais forças da parte sul do nosso continente recusaram-se a irem à Europa. A paz foi selada e na Copa de 1938 não houve recusas dos membros convocados, a participarem do certame.

Sem condições econômico-financeiras a FIFA padeceu para realizar sua principal competição desde 1930 até a Copa de 1974, quando o patrocínio direto e a televisão transformaram esse torneio em um rentável negócio. Com muitos interesses além do futebol sendo postos em campo. Atualmente, um país para sediar uma Copa do Mundo tem que se comprometer em oferecer uma infraestrutura esportiva em nível de primeiro mundo. Se não a tiver, deve construí-la, a FIFA arrecada bilhões, a televisão diz como vai ser o espetáculo. O mundo dos negócios determinam o jeito de se fazer negócio com o futebol. A torcida; bem fica com o direito de assistir os jogos.